onselectstart='return false' >

quarta-feira, maio 11

A hora da verdade!!!


O fim do ano está cada vez mais próximo e estamos bastante pressionados para saber que curso ir e que escola escolher,se for o caso.

Não é fácil ter que fazer esta escolha que pode mudar a nossa vida,pois vai influenciar a nossa escolha se de facto quisermos seguir para a universidade.

Para ser sincera esta escolha não é assim tão fácil quanto isso,pois para quem não sabe o que quer ser no futuro torna-se tudo mais complicado.


Eu ainda não tenho nada predefinido mas sei que quero seguir ciências e tecnologias,porque tem mais saída para quando me decidir, e se não gostar do curso posso sempre mudar!

Depois deste dilema de escolher o curso que queremos seguir, vamos ter outro dilema no 12º para escolher as disciplinas que preferimos,por enquanto não me preciso de preocupar tal como escolher um curso para a universidade,porém é algo que quero descobrir o mais rápido possível para ir vendo a minha média e a média que terei que ter para poder entrar no curso desejado.

Eu sei que já estou a planear tudo e a pensar demasiado mas quero estar preparada quando tiver que fazer isto tudo!

Não sei se vocês foram assim ou irão ser, mas nada que estar preparada!

Gostava de ter umas pequenas dicas vindas da vossa parte e saber alguns truques para me sair bem!!!

Se fosse possível diz nos comentários em baixo o curso que queres seguir na universidade ou estás a seguir para me ir ajudando a pensar nos inúmeros cursos que existem.

Que curso queres seguir na universidade? Que curso seguiste/segues no secundário? conta-me tudo!




10 comentários:

  1. Olá! Eu ando no 12º ano de Humanidades e vou este ano para a universidade. Desde o meu 5º ano que quero seguir a área do Jornalismo por isso foi uma escolha fácil para mim, só espero entrar!
    Em relação a dicas aconselho-te a estudares tudo até à última, apontares tudo, teres resumos feitos e em dia porque são coisas que te vão ajudar muito nos exames. Se vires que não gostas de Ciências muda, tenho amigas minhas que também foram para essa área por ter mais saídas mas que estão a ter notas péssimas porque não era aquilo que elas gostavam. Boa sorte com tudo!

    Beijinhos,
    Style and Life by Marta ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso facilitou imenso!
      Muito obrigada pelas dicas!!!Eu sei que vou ter que estudar bastante mas a minha sorte é que até prefiro as disciplinas de ciências às de economia :) pode ser que me dê bem!
      Muito obrigada pelo teu comentário e pela ajuda.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. eu comecei fazendo comercio exterior mas depois sai do curso, fiz artes. Entao vc pode mudar se nao gostar, importante nao se deixar levar pela pressao. :)

    adorei seu blog
    http://www.jackblog.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Eu sei que posso sempre mudar mas deus queira que não seja necessário!!!
      Beijos

      Eliminar
  3. Eu estudei Humanidades porque além de sempre ter tido jeito para letras aos 8 anos meti na cabeça que ia ser arqueóloga. Claro que quando cheguei ao 12º e disse isto à psicologa que nos fazia aqueles testes psicotécnicos (que na minha humilde opinião só servem para atrapalhar, criar dúvidas e deixar as pessoas mais nervosas) ela achou que eu estava maluca e chamou a minha mãe à escola para lhe perguntar se ela estava consciente da ideia disparatada que a filha tinha. Claro que a minha mãe sabia e não me chateou em nada com o assunto, sempre me disse para seguir o que eu bem entendesse. Fiz o curso de arqueologia. Cheguei ao fim e mentalizei-me que não ia arranjar emprego neste país, ou pelo menos não o que eu queria. Agarrei meti-me no curso de Literatura. Nenhum dos dois dá para coisa nenhuma exceto para as filas do IEFP mas pelo menos senti-me realizada com as escolhas.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mercado de emprego está complicado para qualquer área por isso mais vale seguir o que gostamos!
      Eu não fui a nenhuma consulta com uma psicóloga por isso não posso referir nada sobre esse assunto.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu escolhi o curso de Ciências e Tecnologias, apesar de sempre ter tido muito mais jeito para letras, também por causa da saída profissional. No fim, acabou por se revelar muito útil, pois tive bases excelentes para o curso que decidi fazer na universidade. Neste momento, estudo computação na universidade e, pelo menos em Matemática, já sabia grande parte da matéria, então terminei a disciplina com nota máxima. Sei que foi porque segui Ciências e Tecnologias no secundário. Porém, não tinha muito boas notas, mas aprendi algumas coisas com isso. Então, aconselho-te a evitar de acumular matéria e a fazer bastantes exercícios. Estabelecer um método de estudo ajuda bastante.
    Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!Estava mesmo a precisar de alguém que seguiu ciências,se chegares a ver a minha resposta gostaria de saber mais sobre o teu curso que seguiste na universidade,já que me pode ajudar futuramente.
      Eu sei que vou ter que estabelecer um método de estudo para não me atrapalhar,eu acho que sou organizada mas por vezes perco o fio à meada!
      Já me ando a mentalizar que tenho que aproveitar o resto deste ano porque a partir do 10º vou ter que estudar a valer...
      Beijinhos

      Eliminar
  5. A escolha que estás a falar é no 9 ano certo? .. é uma altura mt precoce para os alunos fazerem uma decisão dessa importância, é uma altura em que ainda estamos a moldar a nossa personalidade, um conselho que te dou não escolhas uma opção só porque os teus amigo(a)s a escolheram, segue o teu caminho não tenhas medo! , no caso de quereres ciências, cuidado com a matemática, se tiveres dificuldade pensa duas vezes, conheço gente que nessa altura escolheu ciências chegou ao 11 ano teve que voltar ao 10 ano pq não deu em nada, outro conselho nsei se na tua escola existem cursos profissionais? tbm n tenhas medo de ir para um, se for interessante claro, quando acabares o 12 ano vais ter um maior leque de opçoes para escolheres, no meu caso estou no 2 ano da universidade em Turismo! , espero ter ajudado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo,fazer escolhas destas com esta idade é um pouco complicado,pois não sabemos bem o que fazer.Eu já tenho uma ideia pre definida de ir para ciências já à um tempo a tras e não é pelos meus amigos.Sim tem cursos profissionais,mas nenhum me apela e também com não sei o que irei fazer no futuro prefiro mesmo ir para ciências até me decidir.
      Muito obrigada!!!

      Eliminar